Quantcast
Channel: Blog Cisco Brasil » arquitetura
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Cisco Domain Ten: Item 6: Gerenciamento financeiro de serviços (com mais um white paper gratuito!)

$
0
0

O foco do Item 6 está no gerenciamento financeiro de serviços do DomainTen SM da Cisco Services o modelo para migração do data center para nuvem. Estreitamente relacionado ao portal do usuário (Item 4) e ao catálogo e gerenciamento de serviços (Item 5), o gerenciamento financeiro de serviços é um dos assuntos mais desafiadores em termos empresariais para a equipe de gerenciamento de data center, ainda que, com o advento dos serviços em nuvem, ele esteja se tornando amplamente reconhecido e, em muitos casos, considerado parte obrigatória da oferta (ex.: um provedor de serviços que ofereça serviços em nuvem para negócios, uma empresa do setor público oferecendo serviços a outras empresas públicas regionais). Portanto, falaremos sobre essa área e eu indicarei um white paper técnico dos especialistas da Cisco Services no assunto.

Cisco Domain Ten: Item 6: Gerenciamento financeiro de serviços

Cisco Domain Ten: Item 6: Gerenciamento financeiro de serviços

Primeiramente, o que entendemos do conceito de "gerenciamento financeiro de serviços"? Eu o descrevo como um mecanismo de compreensão, comunicação e, quando necessário, de cobrança do usuário final pela utilização dos serviços de TI. Os dois termos usados invariavelmente quando se trata desse assunto em TI são chargeback e showback. "Chargeback" é um mecanismo de cobrança (ou arrecadação cruzada) dos custos de serviços de TI utilizados pelo usuário final/cliente/parte interessada. Por outro lado, "showback" é um mecanismo de discriminação desses custos a sua base de clientes, mas sem a realização da cobrança.

Ao falar sobre esses termos com os clientes, conforme a discussão da Wikipedia, também chegamos à conclusão de que o chargeback (ainda!) é um tema controverso nos negócios e em TI. Muitas vezes, isso se deve ao fato de a mensuração monetária do que constitui um serviço de TI não ser bem definida pela empresa nem bem compreendida pelo cliente. Por exemplo, a parte interessada/cliente pode "alugar" um servidor de computação, sabendo que o custo desse servidor é de $10.000 (hipoteticamente falando), para executar um aplicativo empresarial. Como função de TI, você deve cobrar $20.000 por ano (mais uma vez, hipoteticamente falando) para executar o serviço. "Mas por que a disparidade?", pergunta o cliente. O segredo está na diferença entre um servidor pronto para uso e um que ainda precisa ser executado. Nesse caso, o cliente não se deu conta de que o servidor precisa de instalações para a hospedagem, energia para a execução e operações especializadas de TI para garantir que o serviço funcione perfeitamente.

Mas o cliente replica: "Eu posso alugar um servidor equivalente na ‘nuvem’ durante um ano por um valor menor do que o seu". Porém, como especialista em TI, ao investigar essa opção você descobre que ela não oferece recuperação de desastres, tem SLA limitado e propõe a hospedagem dos dados em outro país (o que vai de encontro à regulamentação do governo local para esse tipo de serviço). Certamente não há igualdade nas duas condições propostas, e "A" está sendo tratado como "B". Esse tipo de situação serve como exemplo dos desafios dos mecanismos de chargeback e showback na prática, e mostra que implementar o verdadeiro chargeback não é (na melhor das hipóteses) a opção mais concorrida em muitas empresas de TI!

Obviamente, uma forma de lidar com esse tipo de problema é comparar os dois cenários (uso de nuvem interna vs. externa), com um modelo de custo para cada cenário, mostrando como a comparação deve ser feita à parte interessada. Há muitas abordagens para definir um modelo de custo dos serviços de TI, e os consultores da equipe de data center da Cisco Services podem ajudá-lo a criar um modelo adequado para seus serviços de TI e nuvem. Eles o ajudarão a identificar todos os fatores que podem impactar seu modelo de preços, desde instalações até SLAs, reunindo tudo em um modelo de custo extremamente simples.

Leia mais sobre gerenciamento financeiro de serviços/criação de modelos de custo e saiba mais sobre a consulta especializada que podemos agregar aos seus projetos no nosso white paper gratuito, "Gerenciando o custo real de serviços corporativos em nuvem sob demanda com modelos de chargeback". Caso precise de ajuda e orientação em sua estratégia de gerenciamento financeiro de serviços, não deixe de entrar em contato!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Latest Images

Trending Articles





Latest Images